UFV LANÇA LIVRO ABORDANDO TODAS AS ETAPAS AGRÍCOLAS DA PRODUÇÃO CANAVIEIRA

2/16/2016

Avanços importantes verificados no processo de cultivo da cana-de-açúcar, como o surgimento de novas variedades da planta e tratos que proporcionam maior produtividades às lavouras, estão entre os temas abordados na obra “Cana-de-Açúcar: do Plantio à Colheita”, lançada em janeiro deste ano pelo Editora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O livro (290 páginas, R$ 53,00), escrito pelos professores Aluizio Borem e Fernando Santos, ambos titulares do curso de Agronomia da instituição, é destinado a estudantes de graduação e produtores interessados em obter informações a respeito das mais recentes pesquisas e desenvolvimento tecnológico observados no setor.

“É um livro de fácil compreensão, não se perde em excesso de detalhes. O objetivo é disseminar conhecimento entre aqueles que já possuem um bom entendimento do dia a dia do campo, mas que ainda precisam se atualizar sobre novas tecnologias, como a parte de controle de pragas, por exemplo. Um desafio constante para o produtor”, explica Borem. Segundo o docente que há 33 anos leciona sobre o setor sucroenergético na UFV,  o assunto, abordado em três dos dez capítulos que compõem a recém-lançada publicação, foi o que mais exigiu dedicação por parte dos autores e pesquisadores envolvidos no projeto.

Outro destaque da obra, complementa Borem, são as novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas nos últimos anos por diversas instituições de pesquisas, entre elas a própria UFV. “A Universidade faz parte da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), que tem dedicado grande esforço para melhorar a produção nas lavouras de cana. Sempre tem havido abordagens à UFV sobre esta questão”, ressalta o professor.

O diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues destaca a importância da UFV e de outras instituições para o avanço de pesquisas científicas no setor. “Além de ter uma ótima reputação acadêmica, a UFV, juntamente com outros institutos de excelência, entre eles o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), integra uma extensa rede de trabalho voltada exclusivamente à produção de tecnologia agrícola de ponta, como sementes mais resistentes às intempéries climáticas e biológicas de uma determinada região”, ressalta o executivo.

Ridesa

Criada em 1991 e atualmente composta por dez instituições federais de Ensino & Pesquisa (UFPR, UFSCar, UFV, UFRRJ, UFS, UFAL, UFRPE, UFG, UFMT e UFPI), a Ridesa já lançou 16 diferentes variedades de cana, as últimas em 2010. Em 2015, um censo varietal realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) englobando 138 usinas nos estados de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS), revelou que esta inovação tecnológica já está presente em 65% de toda área plantada com cana analisada no estudo.

Os interessados em adquirir o livro “Cana-de-Açúcar: do Plantio à Colheita” deverão entrar em contato com o serviço de televendas da Editora da UFV (031- 3899-2234), ativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O preço informado no texto não inclui o valor de frete.

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now