Quantas Usinas vão moer na safra 2016/17?

O setor tem 450 unidades instaladas, 70 encerram as atividades e outras 86 estão em recuperação judicial

Oficialmente, a safra canavieira 2016/17 terá início em 1º de abril, mas muitas unidades, 92, segundo a Datagro Consultoria, já iniciaram a colheita em março, algumas até antes.

Com expectativa de produção, em torno de 625 milhões de toneladas na região Centro-Sul, sabe-se que a safra será longa, pois a capacidade de moagem chegou ao limite. Sem poder aumentar a quantidade de moagem/dia, a saída é prolongar a safra. O que pode ajudar, é que a previsão, de acordo com Plínio Nastari, presidente da Datagro, é que 2016 deverá ser menos chuvoso e o setor não deve repetir a quantidade de dias que ficou sem moer em 2015 em decorrência da chuva, 55, o que levou o setor a deixar mais de 30 milhões de toneladas de cana em pé.

Mas, se por um lado o clima pode ajudar, o que pode atrapalhar é a falta de indústria para moer toda a nova safra. Além de ter chegado na capacidade máxima de produção, ainda existe o fantasma de fechamento de usinas: o setor tem 450 unidades instaladas, 70 encerram as atividades e outras 86 estão em recuperação judicial. A pergunta que se faz é: quantas dessas unidades em recuperação judicial terão fôlego para moer nesta safra?

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf. Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

Fonte: CanaOnline