A entressafra curta e os impactos na indústria

3/21/2016

Curto espaço de tempo entre as safras, ou a falta dele, impacta severamente nas manutenções industriais

Na Unidade Ivaté, do Grupo Santa Terezinha, localizada na cidade paranaense de mesmo nome, o processo de produção foi interrompido na última semana de dezembro. Em função das previsões de chuva para o mês de janeiro, a Empresa viu que não seria viável manter a operação em função da elevação de custos e queda na produtividade. “Dessa forma, os meses de janeiro e fevereiro foram reservados para a manutenção”, afirma a gerente industrial da Unidade, Elenilda Aparecida Trazzi Rodrigues.

Para ela, essa opção é a mais assertiva possível, pois um curto espaço de tempo entre as safras, ou a falta dele, impacta severamente nas manutenções industriais. “Tradicionalmente, as manutenções na entressafra são realizadas de forma preventiva e corretiva, anualmente, sendo um fator de maior segurança. No entanto, para aqueles equipamentos que sofrem maior desgaste por abrasão, como o setor de extração e caldeiras, o risco de parada por deficiência na manutenção é maior, o que poderá acarretar queda da produtividade e maior custo em caso de quebras.”

E são esses equipamentos, segundo a gerente industrial, que devem ter suas manutenções priorizadas quando a Usina tiver que enfrentar uma entressafra mais curta. “No caso da moenda, em função do alto desgaste, a manutenção deve ser privilegiada no refrisamento de camisas; na recuperação de martelos, facas, rodetes, bombas; na inspeção preventiva de eixos e na manutenção de correntes da mesa de alimentação e das esteiras de arraste.”

Ainda de acordo com Elenilda, os equipamentos de geração de energia, que também sofrem com a abrasão, como turbinas, redutores, geradores e internos das caldeiras (tubulações), também devem contar com atenção redobrada nesse período. “Com essas manutenções em pontos mais críticos do processo, a Usina será capaz de moer de forma ininterrupta até o final do próximo ciclo.”

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Industrial na edição 30 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf. 
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now