EXPECTATIVA É QUE NÃO TERÁ FECHAMENTO DE USINAS NESTA SAFRA E DESATIVADAS PODEM VOLTAR A

3/28/2016

28/03/2016 - Cana Online

Já se comenta no mercado que a Usina Santa Rita pode voltar a processar cana

Com a crise que vem afetando o setor sucroenergético nos últimos anos, muitas unidades fecharam as portas ou pediram recuperação judicial (RJ). O país chegou a ter mais de 430 usinas, mas, desde 2008, 79 unidades entraram em recuperação judicial (RJ) e 83 tiveram suas operações paralisadas. Somente no estado de São Paulo atualmente existem 23 unidades em RJ.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor Técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), não acredita que novas usinas sejam paralisadas ao longo da safra 2016/17. Ao contrário. “Já se comenta no mercado que a Usina Santa Rita, de Santa Rita de Passo Quatro, SP, pode voltar a processar cana, embora seja uma informação ainda não confirmada. Além disso, uma usina nova em Goiás deverá fazer sua primeira safra.”

Além disso, ele aponta a necessidade de as usinas com capacidade ociosa expandirem sua produção para ganharem musculatura diante das dificuldades financeiras. “Uma usina com capacidade de 2 milhões moendo 1 milhão não vai ter geração de caixa para melhorar de situação. Tem que otimizar a fábrica, atingir boa gestão de custos, precisa realizar vendas bem feitas.”

Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness, acredita que unidades desativadas voltem a operar. “Talvez nessa próxima safra ainda não, mas na seguinte, com a tendência de preços melhores, isso pode acontecer.”

Please reload