BOLETIM SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NA CANA-DE-AÇÚCAR DIA 15/4 13/04/2016 - SAA

4/13/2016

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebeu grande número de manifestações de empresas, entidades e especialistas técnicos do setor produtivo da cana-de-açúcar para a elaboração do novo "Boletim de Conservação do Solo e da Água da Cultura da Cana-de-açúcar". O material,  que atualiza as recomendações técnicas para conservação do solo da água, legislação, conceitos de classificação e as práticas do segmento, ficou disponível para consulta pública no site da Pasta entre os dias 11 e 25 de março de 2016, possibilitando aos interessados enviarem por e-mail sugestões, críticas e informações para orientar os produtores rurais.


Entre as colaborações recebidas, destacam-se as informações sobre a sistematização de áreas e melhor manejo do solo, além da indicação de novas legislações, expansão do glossário e inclusão de tabelas informativas.

De acordo com o responsável pela Assessoria Técnica da Secretaria, José Luiz Fontes, "a consulta pública possibilitou o aprimoramento do trabalho desempenhado pelo grupo de técnicos e acadêmicos. Como as manifestações são de pessoas que estão muito ligadas ao setor sucroenergético, representantes da iniciativa privada, entidades do setor ou extensionistas, foi possível obter diferentes pontos de vista sobre cada capítulo do boletim, fazendo com que as informações fiquem ainda mais consistentes e possam contribuir para o manejo adequado do solo", explicou.

Todas as sugestões estão sendo analisadas de forma criteriosa pela equipe que elaborou o material, para que novas informações possam ser incorporadas ao texto. O Boletim será lançado oficialmente em 15 de abril, Dia Nacional da Conservação do Solo, durante um evento do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas. "Ao consultar os especialistas de segmento para concluir a publicação, estamos cumprindo a determinação do governador Geraldo Alckmin de aproximar a pesquisa do setor produtivo", afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

O grupo técnico que elaborou o Boletim é composto por representantes das Coordenadorias de Defesa Agropecuária (CDA); e de Assistência Técnica Integral (Cati); do Polo Regional de Piracicaba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta); do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, e da Assessoria Técnica do Gabinete da Secretaria.

 

 

Please reload